A conjunção do estilo antigo com a tecnologia moderna não poderia estar mais na “moda” e, dessa forma, a Morris Commercial, uma startup fundada recentemente, quis reviver o Morris J-Type da década de 40, lançando o JE-Type.
Veja também:
• VW anuncia descontos de até R$ 15 mil na Black Friday
• Veja nossa seleção de ofertas pré-Black Friday para quem tem filhos
• Petshops oferecem até 70% de desconto em esquenta da Black Friday
• Honda CG 160 estreia nova versão de topo Titan S
• Yamaha lança promoção de Black Friday com IPVA e 1ª revisão grátis para Neo e NMax
O Morris Commercial J-Type original foi lançada em 1949 e produzida até 1961. O design era bastante avançado para a época e tinha portas deslizantes de ambos os lados. Era vendido também na forma de chassis, para ser “customiado” externamente para funções específicas. O motor que equipa a J-Type é de quatro cilindros e 1476 cc, similar ao utilizado no Morris Oxford MO. A potência é enviada para a rodas traseiras através de uma caixa de três velocidades. Em 1957 apareceu a JB, com motor melhorado da BMC, o B-series, com válvulas à cabeça e 1489 cc, assim como uma nova caixa de quatro velocidades. A Austin também vendeu estas pequena peruas sob a designação Austin 101. Ao todo foram produzidas cerca de 48.600 Morris J-Type.
A Morris Commercial foi relançada em 2017, para agora apresentar o novo JE-Type. A carroçaria da JE-Type é construída em fibra de carbono, fazendo assim um dos comerciais mais leves do mercado. A motorização eléctrica é montada no meio do automóvel, equipada com baterias de íons de lítio de 60 kWh, com uma autonomia anunciada de 320 km, tendo a capacidade de carregamento rápido a 50 kW. A capacidade de carga é de 5,5 m3.
No entanto, o preço será o seu maior fator contra, pois irá estar à venda por cerca de 70.000 euros oi algo como R$ 325 mil, com a produção prevista para inicar em 2021.
Veja mais fotos do modelo: